Explorando o PIX Parcelado: Funcionamento e Diferença em Relação ao Cartão de Crédito”

O PIX parcelado surge como uma inovação notável deste ano, com as instituições financeiras adiantando-se à regulamentação do Banco Central para oferecer uma funcionalidade que se assemelha a um empréstimo pessoal.

Fernanda Melo, planejadora financeira pela Planejar, destaca que o PIX, como método de transação instantânea, visa promover maior inclusão no sistema financeiro e aprimorar a eficiência nos meios de pagamento. Ela observa que, à medida que a sociedade se adapta ao PIX, novos recursos, como o PIX saque e o PIX troco, tendem a surgir.

O PIX parcelado, de acordo com Ana Calixto, economista e consultora financeira, representa mais uma opção de pagamento para consumidores que não dispõem de recursos para compras à vista. Comparativamente, o PIX parcelado guarda semelhanças com o cartão de crédito e o crediário. O beneficiário recebe o montante instantaneamente, e o comprador pode escolher o parcelamento pelo aplicativo do banco, geralmente após inserir a chave PIX. As parcelas devem ser pagas mensalmente, debitadas na conta corrente ou na fatura do cartão, dependendo da modalidade oferecida.

Diferentemente do cartão de crédito, que considera diversas características do cliente, como histórico de crédito e pagamentos, o PIX parcelado, ao ser uma extensão do crédito pessoal, tende a apresentar juros mais elevados. Fernanda Melo destaca que a análise de crédito no PIX parcelado do Banco PAN considera fatores como renda, uso de produtos do banco e histórico de inadimplência. Isso resulta em limites, taxas e prazos variáveis para cada cliente.

Rodrigo Bulhões, coordenador de produtos do Banco PAN, esclarece que há uma taxa mensal associada ao valor contratado, evidenciando a natureza semelhante a um empréstimo. A jornada do cliente ocorre inteiramente pelo aplicativo, permitindo a realização de transações a partir de R$100, com análise de crédito, escaneamento de QR Code e opção de parcelamento.

É importante notar que o PIX parcelado, ao contrário do pagamento consolidado em uma única fatura do cartão, pode resultar em débitos em datas diferentes caso o consumidor realize múltiplas transações parceladas em um mês, o que pode dificultar a organização financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *